30 termos que todo novo empreendedor precisa conhecer

No mundo dos negócios há uma infinidade de siglas e termos, muitos em inglês, que todo empreendedor vai se deparar. Algumas palavras são mais conhecidas, outras mais específicas. O fato é que todo bom empreendedor precisa estar acostumado com elas. É por isso que hoje listamos 30 dessas expressões que quem está começando a empreender precisa conhecer:

 

Aceleradoras

Empresas que auxiliam os empreendedores a construir e desenvolver suas startups. Geralmente elas oferecem contribuição técnica, financeira e mentorias para levar as empresas a estágios avançados.

 

Aporte

Contribuição financeira realizada em benefício de uma empresa para uma determinada finalidade.

 

B2B

Business to Business: negócios de empresa para empresa. O público-alvo são outras empresas.

 

B2C

Business to Customer: negócios direcionados ao consumidor final. O público-alvo são os consumidores.

Bootstrapping

O próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos da sua empresa, sem receber ajuda do capital externo ou de outras instituições.

 

Break-even

Ponto de equilíbrio em que os custos da empresa são iguais às suas receitas. No Break-even tudo que a empresa recebe paga somente as despesas, o lucro acaba sendo nenhum.

 

Capital de giro

Recursos utilizados para cobrir os custos do dia a dia da empresa e para sustentá-la entre o pagamento de despesas e o recebimento da receita de clientes.

 

Captação de recursos

Obter investimentos, seja por meio de empréstimos bancários, agências de fomento, fundos de investimentos ou investidores-anjos.

 

CEO

Chief Executtive Officer: diretor-executivo, responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Contrato Social

Contrato social é o documento necessário para a constituição de sociedades limitadas. Trata-se basicamente da certidão de nascimento da empresa e precisa ser registrado na Junta Comercial do Estado ou Cartório de Pessoas Jurídicas.

Conversão

Está relacionado às vendas e acontece quando o consumidor compra um produto, contrata um serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa.

 

Coworking

Nosso termo preferido. Trata-se de um espaço de trabalho compartilhado por diversas empresas, que se relacionam e trocam conhecimentos.

 

Crowdfunding

Conseguir capital através de financiamento coletivo, em geral de pessoas físicas interessadas na iniciativa.

 

Crowdsourcing

Forma de conseguir serviços/ajuda de modo colaborativo para geração de conteúdo, solução de problemas, desenvolvimento de novas tecnologias, geração de fluxo de informação e afins.

 

DealBreaker

É o ponto exato que impede que uma negociação seja fechada, é o momento da quebra de um acordo e um dos maiores medos dos empreendedores.

 

Early stage

Estágio inicial. As empresas que se encontram em Early Stage são as que têm até 3 anos de existência.

 

Elevator pitch

Apresentação da ideia de um negócio em aproximadamente 30 segundos. O tempo que uma pessoa passaria no elevador.

Investidor-anjo

Os angels são profissionais experientes que têm capital disponível para investir em novos empreendimentos. Em troca desse capital, esperam um percentual da empresa investida.

 

Lead

Para o marketing digital, significa um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir um produto ou serviço de uma empresa.

Meetup

São encontros informais sobre determinado assunto, abertos à comunidade, que têm o objetivo de abrir espaço para a formação de equipes, troca de ideias e experiências. 

 

MEI

Sigla para ‘Micro Empreendedor Individual‘, é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como empresário.

 

Networking

Ter ou estabelecer uma rede de contatos. Fazer networking é uma ótima forma de ampliar a qualidade de seus relacionamentos e transformá-los em benefício mútuo no meio profissional.

 

PME

É a sigla para pequenas e médias empresas. Uma pequena empresa possui de dez a 49 funcionários. Já uma empresa de médio porte possui entre 50 e 249 funcionários.

 

ROI

Sigla da tradução de ‘Retorno sobre Investimento’, corresponde a um percentual da quantidade de dinheiro ganho em relação à quantidade de dinheiro investido.

 

Royalties

É o valor que se cobra pelo uso do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados.

 

Seed capital

Capital semente, aquele capital que se capta quando o negócio está em sua fase inicial, para que ele possa dar seus primeiros passos no mercado.

 

SEO (Search Engine Optimization)

Conjunto de práticas e estratégias que buscam melhorar o posicionamento de sites e e-commerces em mecanismos de busca como o Google.

 

Spin-off

Criação de uma nova empresa criados inicialmente a partir de um projeto em uma empresa-mãe. Geralmente, os empreendedores do novo negócio trabalharam antes no desenvolvimento desse projeto na empresa-mãe, que gerou o spin-off.

 

Stakeholders

Stakeholders são todos os impactados pelo negócio, sejam eles sócios, acionistas, funcionários, clientes ou segmentos da sociedade.

 

Startups

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. O que a difere das empresas comuns é a inovação.