Canvas: O que é e como elaborar?

Pensa em dar início ao seu próprio negócio? Já ouviu falar sobre Canvas? Nesse post você vai entender tudo sobre essa ferramenta que não é muito nova, mas que se tornou a queridinha dos empreendedores. hand-3190204

 

Mas afinal, o que é Canvas?

Canvas é um método criado em 2000 pelo suíço Alex Osterwalder em sua tese de Doutorado e introduzida no mercado através do livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócios). A ferramenta permite organizar visualmente nove elementos que todas as empresas possuem. São eles: Proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custo e fluxo de receitas.

Como Preencher?

É recomendado que você divida o canvas em quatro partes. O quê? (Proposta de Valor), Quem?  (Segmento de clientes, relacionamento com o cliente e canais), Como? (Parceiros principais, atividades principais e recursos principais) E quanto? (Estrutura de custo e fontes de receita).

canvas

O quê?

O início do Canvas se dá na proposta de valor. Não vale simplesmente descrever o tipo de coisa que você vende, o legal é achar um valor para o seu produto. Quais são os diferenciais, o que ele tem de inovador e o que pode acrescentar ao seu cliente

Vamos usar o exemplo de uma padaria. Se você disser que a proposta de valor é apenas vender pão, não estará dizendo nada novo. O ideal seria destacar que a proposta é entregar o melhor produto para a alimentação dos seus clientes, proporcionar comodidade e momentos em família mais felizes. Dessa forma, você agregará valor ao seu negócio e isso fará com que seu cliente opte por você e não por seu concorrente.

 

Quem?

Após feita a proposta de valor é a hora de preencher a parte do Quem. Quem vai se interessar pela sua proposta de valor? No Segmento de clientes você vai definir quem ele é e o que ele precisa valorizar para comprar o seu produto e não o do seu concorrente.

Em Relacionamento com o cliente você deve definir como irá se comunicar com ele. Através das redes sociais, do seu site, de newsletters, SAC, etc.

Ao preencher os canais você deve levar em conta através de que meio você levará seu produto até o seu cliente. Através de uma loja online, através do telefone, das redes sociais ou em um local específico.

 

Como?

Chegou o momento de definir suas Atividades principais. O que você estará sempre fazendo. No caso da padaria, você poderia destacar o desenvolvimento de novos produtos, fabricação e venda de alimentos. Se o seu produto é vendido através de redes socias, poderia definir a pesquisa e criação de conteúdo digital como uma de suas atividades principais.

Na lacuna recursos principais você deve colocar tudo o que irá precisar para que seu produto seja desenvolvido. Profissionais, serviços, tudo o que será necessário para que seu negócio funcione. No caso da padaria podemos citar, os padeiros, atendentes de balcão, entregadores, etc.

No campo parcerias principais é preciso informar as ajudas externas ao seu negócio, ou seja, fornecedores, prestadoras de serviço, sites parceiros, etc. Ainda no exemplo da padaria, você poderia ter uma parceria com um aplicativo de delivery, por exemplo.

 

Quanto?

Agora é a hora de colocar na ponta do lápis tudo relacionado aos custos e ganhos da sua empresa. Em Estrutura de Custos você deve citar os salários dos funcionários, aluguel do espaço, contas de água, luz e telefone e gasto com os fornecedores.

Nas Fontes de receita você precisa relacionar de onde virá o lucro da sua empresa e como o cliente irá te pagar. Venda na loja virtual, venda pelo telefone, através do pagamento em boleto, pelo cartão de crédito e débito.

Viu como é simples? Faça agora o canvas da sua empresa. Recomendamos que as anotações sejam feitas em post-its porque não podem ser muito grandes e também tendem a mudar durante o tempo. O ideal é sempre atualizar seu canvas.

O Sebrae tem uma cartilha que explica de forma mais completa todos os passos de criação do modelo de negócios baseado no Canvas. Na dúvida, dá uma olha lá!

Gostou dessa dica? Já conhecia? Conta pra gente!

 

Por: David Prado