Dia da Sobrecarga da Terra inspira Sustentabilidade

Biohomecares-What-does-it-mean-to-be-eco-friendly

Biohomecares-What-does-it-mean-to-be-eco-friendly

Hoje é 1º de agosto. Data em que, segundo a ONG Global Footprint Network, a humanidade teria consumido os recursos naturais planejados para todo o ano de 2018. Isso implica dizer que todo solo fértil, todas as árvores, água e qualquer elemento que a Terra é capaz de renovar em um ano já foi esgotado.

O chamado “Dia da Sobrecarga da Terra” é o mais cedo registrado ­­desde que sua contagem foi iniciada, no ano de 1987. Isso significa que desde então, com os avanços tecnológicos, a busca por recursos foi acelerando e com isso o desgaste do planeta.

Em oposição aos números registrados e em tentativa de minimizar os impactos ambientais, empresas têm cada vez mais adotado atitudes sustentáveis através de ações internas em que os próprios funcionários contribuem no processo.

Em termos simples, essas ações visam equilibrar a interferência humana na natureza. Seria uma forma de utilizar dos produtos com responsabilidade, buscando um futuro em que o desenvolvimento seja alcançado levando em conta a preservação do meio ambiente.

É um costume acharmos que a responsabilidade de lutar por um crescimento sustentável é somente dos governantes do nosso país e grandes empresários. Vale ressaltar que pequenas atitudes também fazem a diferença. Todos podem contribuir para um futuro em que natureza e tecnologia coexistam em harmonia.

Em parceria com o Projeto mini gentilezas, iniciativa daONG Argilando, o Círculo Coworking funciona como ponto de coleta de miniaturas de produtos de higiene pessoal desde julho de 2017. Os itens arrecadados são distribuídos pela ONG a moradores de rua de diversas cidades do país. Mais que uma atitude de solidariedade, é uma maneira de reaproveitar algo que muito provavelmente seria jogado no lixo.

Circulo Sustentável

Circulo Sustentável

Aqui no Círculo o Dia de sobrecarga da Terra começou com uma sensação de responsabilidade. Podemos e queremos fazer mais. É por isso que a partir de hoje o Círculo também se torna um ponto de coleta de pilhas usadas para descarte em local adequado.

E você? O que pode fazer?

Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados.

Por David Prado.