Por que é importante dar um break no trabalho?

  break time

Em busca da produtividade, da aceleração dos resultados e dos prazos cada vez menores para a realização de tarefas esquecemos o papel essencial do famoso break em nossa rotina de trabalho.

Já reparou que há dias em que nada parece fluir? Sua cabeça está tão cheia que não consegue nem pensar direito? Então. Por quanto tempo você está encarando a tela do computador sentado de maneira desconfortável? Já levantou para tomar um café, comer ou dialogar com seus colegas de trabalho hoje? Dependendo da resposta, esse pode ser o problema.

Costumamos achar que produtividade está diretamente ligada ao tempo que passamos de fato produzindo, isolados do ambiente ao redor e com foco máximo na realização de determinada atividade, mas a verdade é que não somos máquinas. Nosso cérebro necessita de descanso.

Em inúmeros casos, a cobrança excessiva de resultados e crença de que o profissional é um robô acaba provocando o efeito contrário: Improdutividade e procrastinação. Dar um tempo ao cérebro pode ser muito vantajoso.

Alguns dos benefícios desse hábito são:

MENOS ESTRESSE

Fazer simples alongamentos durante um período de pausa ajuda seu corpo a aguentar melhor a pressão do dia-a-dia, além de amenizar os danos causados pela falta de postura. Cerca de 10 minutos já são o suficiente para diminuir o estresse e as dores no corpo e aumentar a produtividade.

AUMENTO DA CRIATIVIDADE

As pausas representam uma boa oportunidade para relaxar e reorganizar as ideias. Quando voltam, os profissionais estão mais preparados para pensar em soluções e encontram formas criativas para resolução de problemas.

MELHORA NO CLIMA DA EMPRESA

O estresse somado à exaustão pode contribuir para o desgaste emocional de toda a equipe, o que provocará a contaminação do ambiente de trabalho. Isso incita a alta rotatividade e improdutividade. Um tempo para respirar ajuda a acalmar os ânimos.

OPORTUNIDADE DE NETWORK

O Momento de descanso também é a oportunidade para os profissionais se conhecerem, trocarem experiências e fazerem networks. Aqui no Círculo Coworking o ambiente preferido dos coworkers é a nossa área externa, onde sempre acontece um bate-papo descontraído somado a um café e muitas ideias.

Coworkers do Círculo em momento descontraído durante pausa do trabalho

Gostou das dicas?  Costuma fazer essas pausas na sua rotina? Te encorajamos a dar pequenos Breaks de 5 minutos no decorrer do dia de trabalho e você notará a diferença nos seus resultados!

 

Abraço e até o próximo post!

 

Por David Prado