A importância da gentileza no ambiente de trabalho

21eb91108af7cc41ece31d98108bed17 (1) Quando falamos em gentileza é quase impossível não se lembrar de José Datrino, o famoso Profeta Gentileza, que pregava pelas ruas do Rio de Janeiro e deixava suas mensagens de amor e paz nas construções da cidade. “Gentileza gera gentileza”, uma de suas frases mais conhecidas, é na verdade um ensinamento que devemos colocar em prática todos os dias.

São inúmeros os benefícios que o emprego da gentileza no dia a dia pode trazer. Frases simples como “Por Favor”, “Tudo bem?”, “Com licença”, “Obrigado(a)” e “Bom dia!”  podem mudar o dia de alguém e transformar por completo o ambiente ao seu redor.

A impressão que se tem é de que com o passar do tempo as pessoas parecem ter ficado mais frias, imediatistas. As recentes tecnologias possibilitaram que hoje tudo se resolva em apenas um clique, o diálogo já não é mais necessário. Olhar no olho é quase um privilégio.

Tudo isso tornou as relações muito impessoais. Ninguém se preocupa mais com o bem-estar do outro e estamos caminhando para que esse distanciamento seja cada vez maior, o que causa muitos problemas.

Esse mês é marcado pela campanha Setembro amarelo, que desde 2015 procura conscientizar as pessoas acerca da prevenção do suicídio. Praticar a empatia e a gentileza pode parecer banal, mas a verdade é que essas atitudes podem inclusive mudar o destino de uma pessoa.

Vejamos algumas atitudes gentis para você colocar em prática hoje mesmo no seu trabalho:

  • Trate as pessoas com Educação:

O fato de se mostrar solícito às reclamações ou ao pedido de ajuda de alguém já pode lhe render um sorriso de agradecimento. Vale também lembrar que todos devem receber o mesmo tipo de atenção, independente do cargo que exercem, ou da posição social que ocupam.

  • Elogie quando necessário:

Reconhecer um bom trabalho é uma atitude que pode influenciar positivamente na autoestima de alguém. Um elogio pode ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso de um projeto.

  • Esteja disposto a ajudar:

Seja o que for, procure tirar um tempo para ouvir e auxiliar alguém que precisa. No futuro pode ser que você precise de ajuda também. Dessa forma, é possível criar um ciclo colaborativo que beneficia a todos.

  • Transforme o ambiente ao seu redor:

Procure descontrair sempre que possível, um ambiente muito sério e carregado pode atrapalhar a produtividade. Faça pausas, converse, conheça as pessoas. Isso fará diferença na realização das suas tarefas.

  • Trabalhe em equipe:

No trabalho você convive com diversas pessoas, procure fazer do ambiente o melhor lugar para todos. Inclua as pessoas e não permita a criação de “panelinhas”. Trabalhar em equipe é uma ótima maneira de conhecer melhor a todos, o individualismo muitas vezes atrapalha o rendimento.

  • Deixe o orgulho de lado:

Saiba reconhecer seus erros. Muitas vezes ter razão nem sempre é motivo de alegria, você pode gerar constrangimentos e conflitos entre seus colegas.

E aí? Gostou das nossas dicas? Está para distribuir gentilezas por onde passar?

Até a próxima postagem!

 

Por David Prado