Música e trabalho: a mistura vale a pena?

imagem blog

imagem blog

Antes de tudo, uma declaração: esse post foi escrito ouvindo música!Que ouvir música é muito bom, todos nós já sabemos. Talvez até você esteja lendo esse post acompanhado de uma playlist no spotify. Eu, por exemplo, estou escrevendo esse parágrafo ao som de Tori Kelly.

Uns gostam de algo mais enérgico, outros de um ritmo mais relaxante. Tudo tem muito a ver com a personalidade de cada pessoa, mas o que nem todo mundo sabe é que escutar música pode melhorar a produtividade no trabalho. Sim, isso mesmo. Para os cientistas a resposta está na liberação de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e que pode também influenciar no aumento do foco.

A música pode reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a motivação, auxiliar a memória, diminuir dor e melhorar a função imunológica. Uma pesquisa feita por neurocientistas do MindLab Internacional apontou que nove a cada dez funcionários produziram mais e melhor enquanto ouviam música. Número grande, não é? Mas para que o efeito seja positivo são necessários alguns cuidados na hora de escolher o som. Aí vão algumas dicas para você produzir muito ouvindo música:

  • Escolha músicas que tragam bons sentimentos

Nada pior que ouvir uma música que te lembre momentos ruins, não é? Opte por músicas que te deixem feliz e te lembrem momentos de alegria e realização.

  • Previamente, faça uma Playlist para o trabalho

Isso evita que você troque de faixa sempre que não gostar, o que pode atrapalhar na sua concentração e rendimento. Aplicativos de streaming como o spotify oferecem playlists prontas. É só escolher o ritmo que você mais se identifica e aproveitar. Se você é do tipo eclético, a playlist At Work pode ser uma boa!

  • Dê preferência às músicas instrumentais

Se você é do tipo que se distrai com qualquer coisa, opte por músicas sem letras. Assim, você corre menos risco de se desconcentrar.

  • Escolha a Playlist de acordo com seu humor

Se estiver em um dia triste, procure por um ritmo alegre, vibrante. Se estiver nervoso ou estressado, ouça faixas relaxantes.

  • Compartilhe o que está ouvindo

Dependendo do seu ambiente de trabalho, ouvir músicas junto com seus colegas pode estimular a interação e melhorar o trabalho em equipe.

E aí? Gostou do post? Tá esperando o quê para montar sua playlist?

Até a próxima!

Por David Prado