Planeje e realize os sonhos do seu negócio

A reflexão começa pedindo um minuto do seu tempo para tirar a mente do escritório e do meio corporativo. Imagine que todos estão de férias, é verão e temos tempo, dinheiro e disposição para fazer uma viagem. Cada um vai escolher o lugar que mais tem vontade de conhecer, ver as datas, comprar passagens e, então, pesquisar os melhores pontos turísticos, o melhor hotel, os restaurantes que mais quer conhecer e assim fazer todo um esquema para que a viagem seja a mais proveitosa possível. E, sem querer, estamos falando de Planejamento Estratégico. Se essa viagem fosse o seu negócio, diríamos que foram pensados os desafios, a concorrência, o cenário econômico, a logística e as oportunidades de aproveitamento. As metas foram traçadas, os horários alinhados, o orçamento delimitado e, assim, as tarefas são passadas a todos os outros funcionários/viajantes e é hora de embarcar.

Estamos entrando no segundo semestre do ano, hora de rever tudo que já foi conquistado até agora e tudo que ainda almejamos em termos profissionais para esse 2017! “Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico. Nem só as grandes empresas se beneficiam de um bom planejamento: micro e pequenos negócios também podem abrir vantagem contra seus concorrentes quando planejam e executam bem suas ações” (Endeavor Brasil).

Basicamente o planejamento envolve pensar no futuro tendo como base a realidade da sua empresa. Nada de sonhos mirabolantes ou contar com uma grana extra que surgirá magicamente mas, principalmente, nada de abdicar dos valores e da missão do seu negócio por algum lucro fugaz.

Para pensar um bom planejamento, comece chamando para ser parte dele as pessoas que têm capacidade de mandar e tomar decisões dentro da empresa. Nesse momento, cada colaborador deve fazer uma lista do que almeja para a empresa no futuro. Com a presença de um mediador, o próximo passo é perceber o que impede que a empresa atinja os itens da lista de sonhos. Questione, esmiúce os problemas e listem soluções para os mesmos, deleguem funções e determinem prazos. E lembrem-se: essas reuniões são muito importantes para o sucesso da empresa, portanto, nada de atividades paralelas quando estiverem reunidos!

Bons negócios!

meeting-2284501_960_720