Compartilhar, cada vez mais uma tendência.

economia-compartilhada Você nem deve ter percebido, mas a economia compartilhada está mais presente na sua vida do que imagina. Essa tendência vem ganhando força nos últimos anos e trazendo milhares de benefícios para o nosso dia a dia.

A prática de compartilhamento transforma hábitos prévios, com isso, vemos, cada vez mais, um novo nicho de empresas em que a troca e a relação entre clientes e consumidor é primordial. É também uma nova forma de usar a tecnologia a favor dos negócios, da economia e da sustentabilidade.

Empresas como UBER e AIRBNB se mostram pioneiras e em constante crescimento no mercado.

Cases de sucesso

uber-1

O UBER é uma empresa que conecta serviços particulares com passageiros a partir de um aplicativo. Nele, você adiciona o número do seu cartão de crédito e assim o pagamento é feito diretamente pelo app. Atualmente, em algumas localidades, também é possível pagar com dinheiro.

Os maiores diferenciais do UBER são: o atendimento diferenciado, os carros sempre novos e limpos, água para os passageiros e bala para adoçar a viagem. E, por isso, ele vem conquistando cada vez mais clientes e a satisfação do público. Dentro do aplicativo é permitido avaliar o motorista que te conduziu, assim, a empresa fica sabendo das opiniões dos clientes sobre o serviço prestado, podendo até mesmo banir o motorista se mal avaliado.

Outra rede que ganhou muito espaço no negócio de compartilhamento é o AIRBNB. Hoje, quase uma imobiliária virtual! Ele se tornou a maior rede de hotéis sem ter posse de nenhum imóvel.

Diferente das agências convencionais, ele funciona como uma rede social. Para fechar um negócio a pessoa precisa criar um perfil, onde consta: o seu histórico de hospedagem e uma avaliação como hóspede feita pelo proprietário de cada imóvel que você alugar. Assim, vão se criando as reputações das pessoas no site.

Ou seja, hoje você não precisa adquirir um imóvel naquela cidade ou país que tanto gosta, você pode simplesmente ter um apartamento ou um quarto, pelo tempo que achar necessário. Sem mencionar, que não é preciso toda uma burocracia da relação entre inquilino e proprietário que conhecemos.

airbnb-a8707ed9_original

O mercado da moda não poderia ficar de fora. Com o objetivo de reinventar o guarda-roupa e trazer uma nova lógica de consumo consciente, o Clube dos Cabides nasceu. Trata-se de um closet compartilhado, onde a cliente pode alugar um vestido por um preço acessível. Dessa forma, ela não precisa adquirir um vestido com um alto custo em uma loja, mas sim, ter a possibilidade usar um modelo diferente para cada ocasião.

Com uma incrível variedade, desde o vestido mais simples até os mais sofisticados, o clube tem feito o maior sucesso, não só na região de Niterói, como no estado do Rio de Janeiro.

12070635_938127232910363_733466448_a

O Coworking

Esse serviço de compartilhamento aabre cada vez mais espaço para ideias inovadoras e que ajudem a facilitar o dia a dia das pessoas. O Coworking é uma modalidade desse compartilhamento.

Um escritório onde pessoas de diversas áreas trabalham juntas, dividindo experiências, oportunidades e até mesmo fechando negócios. Os custos tornam-se muito menores, afinal, incluídas em um único valor, estão todas as despesas de aluguel, condomínio, IPTU, luz, internet, limpeza, recepção, entre outras. Normalmente, em espaços de Coworking, o cliente pode escolher por plano de horas, mensal ou semestral, de acordo com sua necessidade, e usufruir de um escritório com toda estrutura, praticidade e suporte.

Não podemos deixar de falar que, além desse tipo de escritório ser o ideal para quem quer reduzir custos, é também para quem trabalha home office. É difícil trabalhar em casa com seriedade e compromisso, fato que afeta diretamente a produtividade.

Então porque não conhecer um escritório de Coworking?

elza

Esse é o nosso Círculo, que fica bem no coração de Icaraí, em Niterói. Um espaço de trabalho pronto para receber profissionais que buscam um lugar de excelência para trabalhar e atender seus clientes. Sem contar a vista e o cafezinho, que são de arrasar!

Espero que com essa volta pelo mundo compartilhado, você tenha se inspirado a entrar nele. Certamente, esse é o futuro!

By Thamires Oliveira